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Retenção de clientes: evidências do mercado de fitness

Somos um escritório de consultoria data driven & human centric. No mercado desde 2007, conduzimos nossos projetos sustentados na ciência aplicada. Há duas décadas, nossos consultores dedicam suas vidas à produção de resultados para as empresas e de conhecimento para a literatura científica. Neste artigo publicado em 2021, os sócios-consultores 4GOAL Christian Munaier e Cleverson Costa demonstram estatisticamente como a frequência de uso em serviços continuados é uma variável fundamental na renovação de contratos.

Coletando e analisando dados do mercado de serviços de fitness, identificou-se que 7 vezes por mês é o mínimo de frequência para que se tenha uma real e estatística chance de renovação. Este é um finding importante do artigo. É possível e necessário que cada empresa verifique mensalmente as frequências de seus clientes e interaja, interfira, na frequência inferior a 7.

Além disso, identificou-se que o contrato de longa duração não é, necessariamente, um aliado da renovação. Não significa dizer necessariamente que seja ruim vender planos longos. Mas demonstra-se que, mais importante que a duração do plano é a frequência de uso.

Por fim, demonstra-se que o preço não tem impacto na decisão de renovação. Não que seja desimportante, mas não há diferença estatística entre o preço anterior e o preço novo para a renovação. Mais uma vez: o que realmente importa é a frequência de uso do cliente.

Você já analisou quais variáveis verdadeiramente impactam na retenção dos clientes em seu negócio? Certamente, cada modelo de negócio tem suas especificidades. Mas, para todos, há a ciência de dados, que permite trabalhar as informações de uso dos clientes para "modelar" ferramentas poderosas de predição do abandono e potencialização da lealdade do consumidor.

Clique aqui para ler o artigo, que está em inglês, mas facilmente traduzido pelo Google.

Boa leitura. Qualquer coisa, pode nos chamar. Queremos fazer isso pela sua empresa também.

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