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Vendas em Academias: os 5 poderes da saudação inicial

Toda grande história tem o seu primeiro capítulo. Em vendas, esse primeiro passo não é a saudação inicial, tema que tratarei neste material. O primeiro passo da venda é a prospecção. A prospecção é toda ação que visa obter oportunidades de uma apresentação comercial. Em bom português: é conseguir nomes ou telefones, ter a quem vender.

Em outro momento, falaremos sobre boas práticas na prospecção no mercado de fitness. Agora, trataremos sobre o que fazer quando temos a oportunidade de iniciar a apresentação de vendas.

Eis os 5 elementos-chave da saudação inicial, que chamaremos de “Os 5 poderes"

1. Poder da atitude

Receba seu potencial cliente de pé. Por isso, a sugestão: tenha o balcão da recepção alto, com cadeiras altas, para que o atendente possa estar ou ficar de pé no menor prazo de tempo possível. De pé, você demonstrará disposição e interesse em atender.

2. Poder das mãos

Tenha as mãos em “posição de atendimento”, ou seja, palmas das mãos juntas na altura do peito. Prestem atenção na postura dos atendentes de hotéis 5 estrelas ou mesmo na postura dos apresentadores de telejornais. As mãos em “posição de atendimento” trazem a sensação de que você está disposto a por “a mão na massa”.

3. Poder dos olhos

Tenha um olhar firme, mas não desafiador. Significa dizer que você não deve encarar o seu cliente, mas há momentos que o contato visual demonstra segurança no que você está falando. Não só na saudação inicial, diga-se! Um outro momento fundamental para um contato visual poderoso é na hora de apresentar as alternativas de investimento.

4. Poder do sorriso

Você gosta de ser atendido por alguém que aparenta mau-humor, desmotivado para o trabalho? Pois é... O sorriso é crucial. O sorriso demonstra felicidade, alegria, disposição. É Mesmo que seja o último cliente do dia, depois de uma jornada inteira de trabalho, lembre-se de que seu prospect é o seu convidado, e não recebemos convidados sem um sorriso de boas-vindas.

5. Poder do nome

Desde muito pequeno(a), você sempre ouviu: “filho(a), não converse com estranhos”. Sua tarefa é deixar de ser um estranho no menor prazo de tempo possível. Por isso, antes mesmo de perguntar o nome do visitante que chega ao balcão da academia, diga: “meu nome é... Qual é o seu?” Ao dizer o seu nome, você acabou de quebrar uma barreira importante. Agora vocês são conhecidos.

Atitude, mãos, olhos, sorriso e nome: dos 5 poderes, 4 são “não verbais”. Note que 80% do seu poder de causar a primeira impressão vieram antes de você usar a sua voz. A linguagem corporal é um poderoso aliado quando queremos estabelecer relacionamentos. O seu potencial cliente perceberá o quanto você realmente se importa com ele.

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