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ACESSO

Como montar uma equipe de vendas equilibrada

Por Guilherme Sari, consultor 4GOAL

A recepção (antes conhecida como secretaria) e sua equipe de vendas devem ser a ''comissão de frente'' de sua academia, a primeira impressão do visitante e o canal de relacionamento com seu cliente.

É comum darmos atenção ao atendimento feito pelos professores e esquecermos de quem é fundamental para que a empresa tenha um bom faturamento e receita. A escolha dos consultores de venda deve ser o primeiro passo para uma equipe produtiva. Devemos procurar pessoas com perfil arrojado, bem-humoradas, atenciosas, disciplinadas e com disposição para trabalhar tanto no atendimento presencial quanto por telefone.

Treinamentos de vendas devem ser realizados periodicamente para aprendizado e ajustes (devemos lembrar da rotatividade dos colaboradores), com muitas simulações que busquem fazer do consultor aquela pessoa que ajude o cliente a tomar a melhor decisão. As ferramentas de vendas são as armas para os consultores serem eficazes. Além disso, esse time deve sempre ter o suporte e monitoramento de um líder comercial.

A recompensa de seu trabalho deve ser feita com o pagamento de variáveis (comissões) que estimulem a venda de planos com maior duração e estabelecimento de metas adequadas à realidade de sua empresa, que podem ser individuais ou coletivas e que podem ser premiadas de diversas formas. As avaliações do trabalho efetuado também são importantes para que o próximo período seja ainda melhor para sua empresa e para sua equipe, que, ao entender todos os processos e visualizar os resultados, criará bons hábitos de vendas para novos clientes e renovações daqueles que querem continuar em sua academia e que só precisam de um bom estímulo para que isso aconteça.

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