Fale
conosco
agora
Ganhe uma
visita de
diagnóstico
Assine nossa Newsletter Assinar

Gestão Fitness: como e por que devemos criar e divulgar a missão, visão e valores da nossa academia

Por Anna Rozov, Educadora e Desenvolvedora do Grupo 4GOAL

Todos nós temos a necessidade de “pertencimento”. Muitas vezes, identificamo-nos com um determinado local, empresa ou produto por sua significância, história ou pelo que representa. Compramos produtos, vestimos camisetas, postamos nas mídias sociais, usamos pins, colocamos adesivos nos carros, damos como presente e indicamos aos amigos.

Gostamos de empresas que tenham uma “pegada” ecológica, inclusiva, protetora, inovativa, rebelde (e etc...) ou que tenham os valores semelhantes aos nossos. Muitas vezes, não temos clientes engajados ou promotores do nosso negócio pois eles ainda não entenderam ou não se conectaram à nossa empresa.

A missão e a visão divulgam o nosso propósito e objetivo e os valores nos guiam no caminho de como chegaremos lá.

Mas, como construir a missão, visão e valores da empresa?

A Missão da empresa é a sua razão de existir e é determinada pela direção. E, deve responder algumas questões de ordem prática: O que a empresa deve fazer? Para quem deve fazer? Para que deve fazer? Como deve fazer? Onde deve fazer? Qual a responsabilidade social que a empresa tem?

Exemplo: Missão do Grupo 4GOAL

“Estamos comprometidos com pessoas e suas metas, pois nos comove o poder de sonhar e nos move transformar projetos em realidade. “

Um exercício interessante a se fazer com a equipe é pedir para que os colaboradores construam uma missão e verificar qual é a convergência de ambas. É uma forma de perceber se a equipe se conecta com a empresa ou se ela enxerga um propósito completamente diferente e, neste caso, redirecionar, reorientar e esclarecer. Esse é o momento do engajamento: “minha equipe entende e compactua com a minha missão ou eles estão apenas cumprindo as tarefas sem 'o' propósito?”

A Visão da empresa é o destino, onde queremos chegar

Qual a posição que queremos ocupar no mercado no futuro. A visão olha e pensa na empresa como um todo. Não deve ser confundida com objetivos e metas organizacionais. Sua construção deve ser clara, curta e objetiva: abranger toda a organização, ter fácil entendimento para qualquer pessoa e ser desafiadora e mobilizadora, além de apresentar um propósito nobre, ético, inspirador e de valor. É quem vai direcionar as estratégias da empresa.

Esta pode ser construída apenas pela direção ou pelo conjunto da direção, lideranças e equipe. Pessoas que participam da construção da visão se sentem corresponsáveis pelo seu sucesso e tem a sensação de pertencimento (o engajamento que buscamos em nossa equipe).

Importante que as lideranças tenham esta visão de maneira muito clara e assimilada pois elas é que vão trabalhar e orientar a equipe. Os novos colaboradores que entrarem na empresa deverão estar cientes e integrados a esta visão.

Perguntas que ajudam na elaboração da Visão: Qual é o nosso objetivo? Qual é a força que nos impulsiona? O que desejamos realizar? O que fazemos de melhor?

Exemplo: Visão do Grupo 4GOAL

“Trabalhamos pela revolução industrial do fitness, para que este mercado tenha como meta principal o bem-estar de qualquer ser humano em qualquer condição física. “

Os Valores da empresa

São o conjunto de regras que direcionam o caminho para o alcance da visão e missão. Os valores orientam as normas de conduta diária, a filosofia por trás de todos os objetivos e metas mantendo o foco todo o tempo.

A construção dos valores deve necessariamente ter a participação dos funcionários. Este é o momento em que se verifica se cada um e todos têm valores comuns. É o momento em que se avalia a convicção moral e ética, orienta o comportamento adequado no dia a dia e como ele interage com a sociedade. Os líderes têm papel fundamental na implantação e manutenção dos valores da empresa pois a consciência e interiorização dos valores por parte da equipe é que vão pautar as condutas diárias. Esse acompanhamento diário garante o resultado a longo prazo.

Exemplo: Valores do Grupo 4GOAL

  1. Confidencialidade
  2. Ética 
  3. Inovação 
  4. Integridade 
  5. Comprometimento 
  6. Cordialidade

Uma vez elaborados e implantados a Missão, Visão e Valores da empresa devem ser divulgados para seus clientes, parceiros e colaboradores e devem ser reafirmados sempre que possível. Porém, esses conceitos não podem ser apenas palavras bem elaboradas e palatáveis para servir de “propaganda”. A Missão, Visão e Valores devem pautar o planejamento estratégico, direcionar ações e investimentos e criar a identificação com os clientes e parceiros. Eles devem ser cuidados, perseguidos e aplicados diariamente com a paixão das convicções.

Você quer que seus clientes se engajem e sejam promotores do seu negócio? Estes são os primeiros passos.

Gostaria de implantar estes conceitos na sua empresa? Ligue para nós! Teremos prazer em orientá-lo. (11) 95080.4544 - contato@4goal.com.br

Sugestão de leitura