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Gestão de Academia: 7 passos para calcular o preço ideal da mensalidade

No mercado brasileiro de fitness, é muito comum encontrar empresas que, em situação de forte concorrência, baixam seus preços sem nenhum critério, tendo prejuízos e inviabilizando o negócio. A falta de informações sobre as despesas da academia, além da falta de clareza sobre o posicionamento, leva o proprietário a ter dificuldades na formação dos preços. 

Para conhecer o seu preço ideal, é fundamental conhecer, detalhadamente, todas as despesas do seu negócio. Esses números são base para a estrutura de formação de preços. Com as despesas devidamente estabelecidas, começamos a fazer os cálculos. 

São 7 passos para chegar ao preço ideal

Junto com cada passo coloco um exemplo hipotético, para facilitar o entendimento. 

Passo 1 Entendimento do posicionamento: academia de serviços (musculação + aulas coletivas) com posicionamento de "academia point", que atende a um público adulto jovem (entre 20 e 40 anos). 

Passo 2 Despesas: levantar a despesa média da academia nos últimos 12 meses, ou seja, somar todas as despesas dos últimos 12 meses e dividir por 12. Acrescentar 10% em cima desse número, já que podemos ter despesas não-previstas.

Exemplo: despesa média dos últimos 12 meses de 60 mil reais. Acrescentando os 10%, vamos considerar como despesa média em 66 mil reais. 

Passo 3 Resultado operacional esperado: definir quanto a empresa quer ter de resultado operacional. Lembrando que se entende por resultado operacional a seguinte equação: receita total do mês - despesa operacional do mês (antes dos investimentos e retiradas de sócios).

Exemplo: definida expectativa de 20 mil reais de resultado operacional. 

Passo 4 Receita esperada: somar o resultado operacional esperado à média de despesas dos últimos 12 meses. Esse número será a receita esperada.

Exemplo: receita esperada = 66 mil (despesa média) + 20 mil (resultado esperado). Portanto, a receita esperada é de 86 mil reais. 

Passo 5 Capacidade operacional: em uma academia de serviços, trabalha-se com média de 0,8 até 1,5 clientes por metro quadrado*. Em academias low cost esse número é desconsiderado. Para trabalharmos com uma margem de segurança e, também, já prevendo uma sazonalidade, sempre adote esse número 30% abaixo da capacidade máxima.

Exemplo: academia de 800 metros quadrados, com capacidade de atendimento de 1 cliente por metro quadrado. Portanto, capacidade máxima de 800 clientes. Considerando a sazonalidade, subtraímos 30% da capacidade máxima. Então temos 800 - 30% = 560 clientes. 

Passo 6 Calcule, então, o preço médio ideal. Divida a receita esperada pela capacidade operacional.

Exemplo:

Receita esperada = R$86 mil 

- Capacidade operacional = 560 clientes 

- R$ 86 mil divididos por 560 = R$153,57 

- Preço médio ideal = R$154  

Passo 7 Ajustes e elaboração da tabela de preços

Aqui é fundamental termos claros esses conceitos: 

- as pessoas investem, em média, 3% do seu orçamento familiar em academias 

- coloque o valor do preço médio ideal nos planos médios (semestrais, por exemplo) ou longo (acima de 12 meses) 

- a taxa de adesão é uma ótima fonte de receita extra e também de negociação 

* Fonte: dados captados nas academias atendidas pelo Grupo 4GOAL 

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