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10 anos da "Revolução das Academias Low-Cost": o que aprendemos?

Tudo começou em 2009…

O advento das academias conhecidas como 'Low-Cost' completa 10 anos. Seus idealizadores entenderam muito bem as premissas de Porter (1996): "Concorrentes focados prosperam com grupos de clientes que estão servidos em excesso (e, consequentemente, pagando preços mais altos que o necessário)". Afinal, eles mostraram que clientes poderiam pagar mais barato se o foco da nossa entrega fosse equipamento de ponta e vestiário limpo.

Desde então, empresas fecharam suas portas por não entenderem o movimento que ocorria. Assustados, acusavam os novos operadores de práticas canibais ou desleais, mas deixavam de olhar para a própria operação.

Os que colocaram reparo no cenário endógeno de suas empresas começaram a perceber que havia muito o que melhorar, desenvolver, repactuar com equipe, clientes e fornecedores. Afinal, o próprio Porter (2000) nos diria: "Para ser mais rentável que os competidores somente há duas alternativas: ter preços mais altos que o concorrência, ter custos mais baixos que o rival, e entregar um produto de qualidade e valor compatível".

O que fazer para lidar com o novo mercado de fitness?

Preparamo-nos para uma nova década com um inequívoco aprendizado para o mercado de fitness: quem não disser a que veio, não prosseguirá muito tempo no caminho!

✔ Qual o seu compromisso público de entrega ao cliente?

✔ Quais são as experiências que seu cliente poderá esperar na utilização dos seus serviços?

✔ Quais são os seus propósitos de entrega para a comunidade?

✔ Qual é a sua missão, a sua visão e os seus valores virtuosos?

✔ Quais são as suas propostas de entrega para o seu time?

Uma academia que não entende os conceitos acima e se preocupa apenas em existir, (tentar) pagar as contas vendendo planos sem se importar com quem os adquire e com quem entrega os serviços, está fadada a desaparecer.

Tenha em mente:

✅ Estratégias: sua empresa quer ser reconhecida por quais diferenciais?

✅ Metodologias: sua empresa precisa escolhê-las, das mais complexas ou mais diretas, desde a gestão financeira, as vendas, a entrega técnica e o acompanhamento do cliente.

✅ RH: capacitação, acompanhamento e plano de desenvolvimento. Sua empresa não está no séc. 19/20, dos apertadores de parafuso.

✅ Comunicação: comunicar certo e gerenciar expectativas dos clientes finais, dos clientes internos e dos fornecedores.

Por Christian Munaier, Professor de Administração de Empresas na Saint Paul Escola de Negócios, Pesquisador do Laboratório de Pesquisa da PUC-SP, Diretor da 4GOAL Business Solutions

REFERÊNCIAS:

PORTER, M.E. 1996. O que é estratégia. Harvard Business Review

_________  2000. A nova era da estratégia. HSM Management

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