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ACESSO

Gestão e consultoria: dicas para fugir das curvas de sazonalidade na academia

Depois de um 2016 cheio de perrengues, como abordamos em nosso último artigo, começamos 2017 com a expectativa de um ano melhor. Porém, esta expectativa só irá se consolidar se nós agirmos. E agirmos a partir de agora! Uma das principais preocupações dos gestores de academia consiste em não ter uma grande perda de clientes ativos na baixa temporada. 

Afirmo que, com ações bem planejadas, é possível alcançar um crescimento no número de clientes ativos e no faturamento da academia, mesmo em períodos onde é comum a queda da procura pelos serviços de academia. A ação mais importante é procurar evitar que os planos dos seus alunos terminem em meses que estejam dentro dessa época de baixa.Historicamente, nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, os meses de Abril, Maio e Junho costumam apresentar uma tendência de queda nas vendas e renovações enquanto em Janeiro, Fevereiro e Março há uma tendência de grande procura pelo serviço. Sendo assim, neste primeiro trimestre de 2017, evite a venda de planos curtos, que possam terminar nos meses de Abril, Maio ou Junho. No segundo trimestre, coloque foco nas ações que estimulem a frequência dos clientes já matriculados, pois, aumentando a frequência desses alunos, você irá estimulá-los a renovar o plano ao final do contrato.Lembre-se sempre deste conceito: "cliente bom, é cliente que frequenta!" Alguns exemplos de ação para estimular a frequência dos seus alunos: 

Semana de aulas especiais

  • "Pós-Páscoa", para queimar calorias.  Campanha de frequência premiada, onde os clientes que mais frequentarem a academia durante o período da promoção ganham um belo presente
  •  Estes são apenas 2 exemplos entre tantos outros que podem ser desenvolvidos e aplicados durante este período onde o grande desafio é estimular o seu aluno já matriculado a renovar o plano de matrícula através do aumento de frequência.
Para as matrículas e renovações que acontecerem neste período de baixa procura, estimule a venda de planos que terminem em épocas onde, naturalmente, a procura pelos serviços da academia aumentam. 

Planejamento e Desenvolvimento 

O planejamento e o desenvolvimento dessas ações devem começar imediatamente! Não deixe para pensar nisso apenas quando os meses de baixa procura já estiverem apontando no calendário. Os clientes 4GOAL recebem constantemente orientações sobre planejamento e desenvolvimento de campanhas para fugir das curvas de sazonalidade.Você pode saber um pouco mais sobre os projetos de consultoria 4GOAL aqui mesmo em nosso site, ou através dos nossos contatos. Nós estamos à sua disposição para esclarecer suas dúvidas. Entre em contato também através das nossas redes sociais:

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