Fale
conosco
agora
Ganhe uma
visita de
diagnóstico
ACESSO

A importância das redes sociais

Por Camila Plati

Jornalista e gestora de comunicação da 4GOAL 

O avanço da internet nos últimos anos, e também do consumo de dados nos smartphones, fez o número de adeptos das redes sociais aumentar vertiginosamente.

Hoje, podemos dizer que o poder está literalmente nas mãos do consumidor, que busca informações em tempo real, notícias mais recentes do mundo todo, compara preços em diferentes lojas, pesquisa sobre produtos e serviços antes de comprar, entre muitas outras possibilidades. O que quer dizer que o comportamento do consumidor moderno mudou e as academias que entenderem isso certamente sairão na frente.

Hoje, o cliente está em todo lugar, e não necessariamente irá visitá-lo fisicamente para conhecer o que sua academia oferece. Provavelmente, antes de ir até você já terá visitado o seu site ou até mesmo conversado com aluno e ex-alunos.

Então, este é o momento de sua academia reforçar a sua presença nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Snapchat, Periscope, entre outros. O importante é conhecer onde seu público está e focar nesse meio de divulgação e comunicação tão precioso.

Sim, é um meio de comunicação. Porque não é uma via de mão única. É importante lembrar que estar presente nas mídias sociais abre um canal de relacionamento com seu público. Ou seja, sua academia tem que estar preparada para receber os feedbacks, ouvindo o que o seu cliente tem a dizer e muitas vezes dando a resposta que ele aguarda.

E é neste ponto que mora o perigo ou a oportunidade, pois atualmente vale mais o que os outros dizem sobre você do que o que você mesmo divulga. A sua credibilidade pode ser construída por meio do depoimento de seus alunos e ex-alunos, e o seu fracasso também, pois um comentário negativo pode desconstruir tudo.  Não há segredo nem tampouco mágica. O diferencial quem fará será a sua academia, publicando conteúdos interessantes, imagens atrativas e, principalmente, que sejam verdadeiras e transmitam sua real essência.

Estar presente é mais do que necessário. Porém, neste mundo de perfis virtuais, as empresas não conseguem viver de aparências e o consumidor é implacável quando o poder de propagar está em suas mãos.

Os mesmos meios que podem fortalecer sua marca podem também arruiná-la. Mas se usados como ferramenta de comunicação e marketing, com foco, planejamento e estratégia, podem ser seu maior aliado e a divulgação mais abrangente, eficaz e econômica que já fez.

Sugestão de leitura