Fale
conosco
agora
Ganhe uma
visita de
diagnóstico
Assine nossa Newsletter Assinar

5 tópicos da etiqueta na composição do e-mail

Por Christian Munaier

Eu ainda não encontrei um texto que fosse completo sobre a etiqueta na composição do e-mail, regras que devemos seguir para que a correspondência eletrônica seja escrita de forma adequada e clara. Todas as sugestões de leitura são bem-vindas. Compartilhe aqui conosco as suas experiências.

Mas alguns tópicos poderão nos esclarecer algumas das premissas básicas da boa educação virtual. Listo cinco tópicos aqui para que tenhamos um ponto de partida para o debate.

1) NÃO SEJA AGRESSIVO. LETRAS MAIÚSCULAS FAZEM PARECER QUE QUEM ESCREVEU A MENSAGEM ESTAVA GRITANDO. Por isso, desligue o 'Caps Lock'. E evite o negrito e o vermelho. Menos ainda os três juntos (maiúsculo, em negrito e em vermelho).

2) Não fique repassando as lindas mensagens em PowerPoint para todos os seus amigos, deixando suas caixas lotadas. Se o texto é bom e é baseado em um baita livro ou filme, recomende que seu amigo leia o livro ou veja o filme.

3) Não seja prolixo. Se você quer dizer alguma coisa para alguém, o melhor a fazer é dizer diretamente. Seja cuidadoso ao expor sua opinião, mas diga-a sem dar muitas voltas.

4) Por mais breve e simples que deva ser o e-mail, é importante que tenha saudação no início e assinatura no fim da mensagem

5) Quando a mensagem for mais longa, há a necessidade de que você faça uma "quebra" em várias partes, para que o texto tenha uma aparência melhor e menos confusa.

Lembre-se: a comunicação é uma das ferramentas mais poderosas de liderança. Boa jornada!

Sugestão de leitura